Em Jundiaí, um vídeo chocante capturou um tutor agredindo seu próprio cachorro na rua, enquanto uma criança assistia desesperada. As agressões ocorreram na frente da criança, que havia ajudado a capturar o animal após ele escapar e fugir de casa aproveitando o portão aberto1. Os guardas municipais de Apoio Tático, juntamente com agentes do Debea (Departamento de Bem Estar Animal), intervieram para resgatar o cão.
No vídeo, o tutor desfere vários socos no cachorro, que estava nos braços da criança. O homem também o carrega como se estivesse levando uma sacola ou um saco de lixo. A situação é angustiante e revoltante. Segundo apurou a reportagem, o animal havia aproveitado o portão aberto para escapar, o que resultou nas agressões.
Os guardas conversaram com um delegado sobre o caso e receberam orientações quanto às providências a serem tomadas. Na terça-feira, os guardas municipais e agentes do Debea foram até a residência do tutor e tomaram a guarda do animal, realizando o resgate. Embora não tenha sido um crime flagrante e as condições do animal no imóvel fossem boas, um Boletim de Ocorrência foi elaborado. O tutor deverá ser chamado nos próximos dias para prestar esclarecimentos em uma investigação de maus-tratos1. É importante que casos como esse sejam denunciados e que ações sejam tomadas para proteger os animais indefesos.