Pesquisar

Brasil volta a exigir visto para turistas dos Estados Unidos, Canadá e Austrália

Desde esta quinta-feira, 10 de abril, turistas da Austrália, Canadá e Estados Unidos precisam apresentar visto para entrar no Brasil. A medida foi adotada pelo governo brasileiro com base no princípio da reciprocidade, já que esses países também exigem visto de brasileiros e não oferecem isenção.

Segundo o Ministério das Relações Exteriores, a decisão foi anunciada ainda em maio de 2023 e o Brasil não concede isenção unilateral para visitantes. O governo afirmou que segue negociando acordos para que a exigência seja suspensa de forma mútua, especialmente com os Estados Unidos. O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou nas redes sociais que as tratativas continuam para garantir aos brasileiros o mesmo benefício.


Dados da Embratur revelam que, em 2024, mais de 728 mil turistas norte-americanos visitaram o Brasil, além de 96 mil canadenses e 52 mil australianos. Agora, os cidadãos desses países devem solicitar o visto online pelo site eVisa, com taxa de US$ 80,90, o equivalente a cerca de R$ 479. A permanência máxima permitida será de 90 dias. O processo exige o preenchimento de um formulário, além da anexação de documentos como passaporte válido.

O Itamaraty recomenda que o pedido do visto eletrônico seja feito com antecedência, para evitar atrasos ou transtornos em viagens.

Apesar da nova exigência, o Senado Federal aprovou, em março, um projeto de lei que busca suspender a necessidade de visto para turistas desses países. A proposta, de autoria do senador Carlos Portinho (PL-RJ), ainda depende de análise da Câmara dos Deputados. O texto também menciona o Japão, que foi retirado da lista após acordo bilateral firmado em 2023.

Desde setembro do ano passado, cidadãos brasileiros e japoneses com passaporte comum estão isentos de visto para viagens de até 90 dias, conforme entendimento firmado entre os dois países. O acordo tem validade inicial de três anos.