Pesquisar

Maioria dos brasileiros acredita que Bolsonaro deveria ser preso por tentativa de golpe, segundo Datafolha

 Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (8) pelo Instituto Datafolha mostra que 52% dos brasileiros acreditam que o ex-presidente Jair Bolsonaro deveria ser preso por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. A sondagem foi realizada após ele se tornar réu no Supremo Tribunal Federal (STF) por decisão unânime da 1ª Turma no fim de março.



Enquanto 42% discordam da prisão, outros 7% preferiram não opinar. A pesquisa ouviu 3.054 pessoas acima de 16 anos entre os dias 1º e 3 de abril, em 172 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa também perguntou se os entrevistados acreditam que Bolsonaro será efetivamente preso. Para 52%, isso não deve ocorrer. Já 41% acham que o ex-presidente acabará detido. Outros 7% não souberam responder.

O levantamento ocorre em meio a manifestações convocadas por Bolsonaro em defesa da anistia aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Segundo seus aliados, a proposta poderia beneficiar o próprio ex-presidente, atualmente inelegível.

No último domingo (6), um ato na Avenida Paulista em São Paulo reuniu cerca de 44,9 mil pessoas no ponto de maior concentração, de acordo com cálculos realizados por pesquisadores da USP, Cebrap e ONG More in Common, com o apoio de imagens aéreas e inteligência artificial.