Pesquisar

Renato Paiva é demitido do Botafogo após eliminação no Mundial de Clubes

 Menos de 48 horas após a eliminação para o Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes, o Botafogo anunciou a demissão do técnico Renato Paiva. A decisão foi comunicada oficialmente na madrugada desta segunda-feira (30), encerrando uma passagem de quatro meses no comando do time.



Paiva foi contratado em fevereiro para substituir Artur Jorge, que deixou o clube após os títulos da Libertadores e do Campeonato Brasileiro de 2024. Ao todo, o treinador português comandou o Botafogo em 23 partidas, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas — um aproveitamento de 56,5%. Seu maior feito foi a histórica vitória sobre o PSG por 1 a 0, na fase de grupos do Mundial.

Apesar da eliminação nas oitavas, Paiva destacou o orgulho pelo desempenho do time. “Independentemente do resultado, o sentimento é de orgulho. Fizemos uma grande trajetória, enfrentamos uma equipe fortíssima e mostramos nossa capacidade”, afirmou após a derrota por 1 a 0 para o Palmeiras, com gol na prorrogação.

Além de Paiva, deixam o clube os auxiliares Ricardo Dionísio e Miguel dos Santos, o preparador de goleiros Rui Tavares e o preparador físico Daniel Castro.

O Botafogo, atualmente em 8º lugar no Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 rodadas, segue vivo nas oitavas de final da Libertadores (enfrenta a LDU) e da Copa do Brasil (contra o Bragantino). A busca por um novo treinador já começou.

A saída de Paiva marca o primeiro movimento direto de John Textor após sua renúncia ao comando do Lyon. O empresário americano prometeu dar mais atenção ao Botafogo e afirmou estar “ansioso para se reconectar com o Brasil”.