O cantor Gilberto Gil divulgou neste domingo (20) um comunicado oficial sobre a morte da filha, a cantora Preta Gil, aos 50 anos. Preta estava nos Estados Unidos realizando um tratamento experimental contra um câncer, diagnosticado em 2023, quando sofreu complicações que levaram ao seu falecimento em Nova Iorque.
Na nota publicada no Instagram, Gilberto Gil informou que a família está cuidando da repatriação do corpo da cantora para o Brasil. Ele pediu compreensão aos amigos, fãs e imprensa diante do momento difícil que a família enfrenta e prometeu divulgar em breve informações sobre velório e enterro.
“É com tristeza que informamos o falecimento de Preta Maria Gadelha Gil Moreira, em Nova Iorque, onde estamos neste momento cuidando dos procedimentos para sua repatriação ao Brasil”, diz o texto. A família ressaltou que compartilhará detalhes das despedidas assim que possível.
Preta Gil deixa um legado artístico, além do filho Francisco Gil e da neta Sol de Maria. Também são mencionados na nota a mãe de Preta, Sandra Gadelha (Drão), e os seis irmãos: Nara, Marília, Maria, Bela, Bem e José Gil.
A cantora enfrentava o câncer desde o início de 2023 e estava em tratamento nos EUA para buscar novas alternativas. A confirmação da morte foi feita pela equipe da artista, que acompanhava de perto seu quadro de saúde.
Este é um momento de grande tristeza para a família Gil, que conta com o apoio de fãs e amigos para atravessar esse período de luto e despedida da querida cantora.