Jundiaí busca apoio do Governo de SP para saúde e obras viárias

 


O prefeito de Jundiaí, Gustavo Martinelli (União), intensificou nesta semana as tratativas com o Governo do Estado de São Paulo para garantir recursos destinados à saúde pública e à mobilidade urbana do município. Em reunião com o governador Tarcísio de Freitas, realizada em Campo Limpo Paulista, Martinelli reforçou as demandas locais enquanto o Estado anunciava investimentos de R$ 170 milhões na construção de um novo sistema hídrico que beneficiará 200 mil pessoas em Campo Limpo e Várzea Paulista.

Entre as principais solicitações está a ampliação do Hospital São Vicente de Paulo, referência regional, que necessita de mais leitos e estrutura para continuar atendendo Jundiaí e cidades vizinhas com qualidade. Segundo Martinelli, a unidade precisa urgentemente de investimentos para suportar a crescente demanda. Além disso, o prefeito já havia pleiteado junto ao secretário estadual da Saúde, Eleuses Vieira de Paiva, repasses de recursos “extra teto” do SUS, destinados a viabilizar mutirões de cirurgias eletivas e reduzir filas na cidade.

Na área da mobilidade urbana, Martinelli destacou a necessidade de continuidade das obras de transposição na Rodovia Anhanguera, nos quilômetros 54, 58 e 62. As intervenções são consideradas essenciais para melhorar o fluxo viário, especialmente nos trechos próximos ao 12º Grupo de Artilharia Antiaérea do Exército, ao bairro Retiro e à Avenida Jundiaí, pontos críticos de congestionamentos na região.

O novo sistema hídrico da Sabesp, que levará água da Represa Paiva Castro, em Franco da Rocha, até a estação de tratamento que abastece Várzea Paulista e Campo Limpo Paulista, visa reforçar o abastecimento e garantir segurança hídrica nos períodos de estiagem. Para o prefeito de Várzea Paulista, Rodolfo Braga, a obra “garante o direito à água potável e prepara a cidade para o futuro”.