Pesquisar

Região Administrativa de Sorocaba é a quarta maior geradora de empregos do Estado de São Paulo

Em 12 meses, foram gerados cerca de 33 mil novos empregos na região, contribuindo para os 453 mil novos postos de trabalho criados em todo o Estado)



No acumulado dos últimos 12 meses, o Estado de São Paulo registrou a criação de 453 mil novos postos de trabalho. A Região Administrativa de Sorocaba se destaca como a quarta maior geradora de empregos, com aproximadamente 33 mil vagas, de acordo com o último levantamento do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).

No acumulado de 2025 (janeiro a abril), o número de vagas formais geradas chega a 922 mil. Apenas entre março e abril deste ano, já foram registrados 72 mil novos empregos no Estado, sendo 7 mil apenas na Região Administrativa de Sorocaba.

O setor de Serviços liderou a geração de empregos formais, com cerca de 504.571 vagas, o que corresponde a um aumento de 2,19%. Em seguida, veio o setor da Indústria, com 190.477 postos de trabalho, e um crescimento de 2,13%.

Um exemplo desse aumento no número de vagas na Região Administrativa de Sorocaba está em uma fábrica localizada em Itu: a Culligan, que, no último mês, iniciou um novo turno de produção, com a contratação de novos profissionais para compor o quadro de funcionários.

Com o novo turno, que funciona das 11h35 às 22h de segunda a quinta-feira, e das 11h35 às 19h23 às sextas-feiras, a expectativa é que o volume de produção aumente em 50%. “As vagas preenchidas foram para Montador I, Operador Logístico I e um Líder de Célula”, relata Alexandre Mariz, gerente de Operações.


Contribuição regional


Além da capital, que gerou 142 mil empregos, a Região Metropolitana de São Paulo gerou 98 mil vagas, a Região Administrativa de Campinas gerou 62 mil, a de Sorocaba registrou 33 mil e a de São José dos Campos gerou 20 mil, que representam juntas 78% dos empregos criados em todo o Estado de São Paulo.

“Todas as novas contratações são de Itu, pois acreditamos que, ao gerar novas oportunidades de emprego para a cidade, também estamos contribuindo com o crescimento da região”, conclui o gerente de Operações.


PESQUISA: 

https://trabalho.seade.gov.br/integra/?analise=criacao-de-72-mil-empregos-no-esp-em-abril