Em 12 meses, foram gerados cerca de 33 mil novos empregos na região, contribuindo para os 453 mil novos postos de trabalho criados em todo o Estado)
No acumulado dos últimos 12 meses, o Estado de São Paulo registrou a criação de 453 mil novos postos de trabalho. A Região Administrativa de Sorocaba se destaca como a quarta maior geradora de empregos, com aproximadamente 33 mil vagas, de acordo com o último levantamento do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade).
No acumulado de 2025 (janeiro a abril), o número de vagas formais geradas chega a 922 mil. Apenas entre março e abril deste ano, já foram registrados 72 mil novos empregos no Estado, sendo 7 mil apenas na Região Administrativa de Sorocaba.
O setor de Serviços liderou a geração de empregos formais, com cerca de 504.571 vagas, o que corresponde a um aumento de 2,19%. Em seguida, veio o setor da Indústria, com 190.477 postos de trabalho, e um crescimento de 2,13%.
Um exemplo desse aumento no número de vagas na Região Administrativa de Sorocaba está em uma fábrica localizada em Itu: a Culligan, que, no último mês, iniciou um novo turno de produção, com a contratação de novos profissionais para compor o quadro de funcionários.
Com o novo turno, que funciona das 11h35 às 22h de segunda a quinta-feira, e das 11h35 às 19h23 às sextas-feiras, a expectativa é que o volume de produção aumente em 50%. “As vagas preenchidas foram para Montador I, Operador Logístico I e um Líder de Célula”, relata Alexandre Mariz, gerente de Operações.
Contribuição regional
Além da capital, que gerou 142 mil empregos, a Região Metropolitana de São Paulo gerou 98 mil vagas, a Região Administrativa de Campinas gerou 62 mil, a de Sorocaba registrou 33 mil e a de São José dos Campos gerou 20 mil, que representam juntas 78% dos empregos criados em todo o Estado de São Paulo.
“Todas as novas contratações são de Itu, pois acreditamos que, ao gerar novas oportunidades de emprego para a cidade, também estamos contribuindo com o crescimento da região”, conclui o gerente de Operações.
PESQUISA:
https://trabalho.seade.gov.br/integra/?analise=criacao-de-72-mil-empregos-no-esp-em-abril