O Mutirão Limpa Nome do PROCON Jundiaí segue até 30 de setembro, em dias úteis, com o objetivo de auxiliar consumidores a renegociarem dívidas, promovendo a recuperação financeira e a retomada do poder de compra.
Segundo o diretor do PROCON, Marcelo Canale, a ação vai além da renegociação imediata. “O Mutirão representa uma oportunidade ímpar de promover educação financeira e reduzir a inadimplência”, destacou.
Participam da iniciativa empresas como Carrefour, Atacadão, DAE, CPFL, Caixa, Bradesco, Banco PAN, Banco Santander, Lojas CEM, Lojas Riachuelo, Claro, além de entidades parceiras como ACE, CDL, SPC e SERASA.
De acordo com o PROCON, em julho de 2025, o número de endividados no Brasil chegou a 78,2 milhões. A faixa etária mais afetada é de 41 a 60 anos, que representa 35,3% do total. Entre as principais dívidas estão cartão de crédito, financiamento de veículos, crédito pessoal e carnês de lojas.
Canale reforça que pequenas atitudes ajudam a evitar dívidas futuras: “Organize suas despesas fixas, planeje compras e evite crédito pessoal, que tem juros altíssimos”.
O mutirão já tem gerado resultados positivos. Nathaly Sales, uma das primeiras atendidas, disse: “Eu estava com uma dívida que não abaixava. Essa iniciativa foi positiva demais”. Jéssica Caroline também comemorou: “Consegui negociar minhas dívidas e limpar meu nome. Estou muito feliz”.