Grande parte do Brasil enfrenta temperaturas elevadas nesta sexta-feira (17), com máximas acima dos 30 °C em diversas capitais. O calor, porém, não representa a chegada antecipada do verão, mas sim um fenômeno conhecido como pré-frontal, caracterizado pelo aumento das temperaturas que antecede a entrada de uma frente fria.
De acordo com os meteorologistas, a virada no tempo começa pelo Sul do país ainda neste sábado (18) e deve avançar em direção ao Sudeste nos próximos dias, provocando uma queda acentuada nas temperaturas.
Em São Paulo, os termômetros devem cair de 34 °C nesta sexta para 18 °C no domingo. No Rio de Janeiro, a variação será de 32 °C para 22 °C.
Calor generalizado nesta sexta-feira (17)
O calor intenso se espalha por praticamente todas as regiões do país. Mais de 20 capitais registram temperaturas acima dos 30 °C. Destaques para:
-
Cuiabá e Teresina: 37 °C;
-
Boa Vista e Palmas: 36 °C;
-
São Paulo: 34 °C;
-
Belo Horizonte: 33 °C;
-
Brasília: 32 °C;
-
Manaus: 35 °C;
-
Belém: 33 °C.
No Nordeste, o clima segue abafado, com Fortaleza, Natal e João Pessoa em torno dos 30 °C, enquanto Salvador e Maceió registram máximas próximas de 29 °C.
As exceções ficam no Sul do país, onde a frente fria já começa a atuar. Porto Alegre e Florianópolis terão temperaturas mais amenas, com máximas de 24 °C e 25 °C, respectivamente.
A mudança de tempo deve trazer chuva e ventos fortes no fim de semana, marcando o fim do período de calor intenso em várias regiões.
.png)
