🌪️ Ciclone extratropical se forma no Uruguai e deve causar ventos de até 100 km/h no Sul do Brasil

 

Fenômeno deve atingir o Rio Grande do Sul entre domingo (12) e segunda-feira (13); frente fria pode avançar até São Paulo

Um novo ciclone extratropical deve se formar no Uruguai entre o fim de domingo (12) e a segunda-feira (13), trazendo ventos intensos e mudança brusca no tempo no Sul do Brasil, segundo a Climatempo.

O sistema será acompanhado de uma frente fria e deve provocar rajadas entre 80 e 100 km/h, especialmente no leste do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e litoral do Paraná.

De acordo com o meteorologista César Soares, da Climatempo, o ciclone deve se aproximar do sul do Rio Grande do Sul na segunda-feira. “Essas rajadas mais fortes também devem alcançar São Paulo, mas apenas na segunda. O ciclone segue atuando no Sul e se desloca em direção ao alto-mar”, explica.

A frente fria associada ao sistema deve levar ventos fortes e queda de temperatura até o Sudeste, principalmente em São Paulo, enquanto o Sul volta a ter tempo firme após a passagem do fenômeno.

Nesta quinta-feira (9), o tempo continua instável em boa parte do país. No Sudeste, ventos úmidos e instabilidades mantêm o céu encoberto e chuvas frequentes em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, com risco de temporais isolados. Na capital paulista, as temperaturas variam entre 13°C e 18°C.

No Sul, o Rio Grande do Sul volta a registrar sol e calor com o afastamento da massa de ar polar, enquanto Paraná e norte de Santa Catarina ainda podem ter pancadas fortes à tarde e à noite.

No Centro-Oeste, áreas de instabilidade provocam chuvas e calor intenso, com máximas próximas de 35°C em Cuiabá. Já no Nordeste, as precipitações se concentram na faixa litorânea, e o interior segue quente e seco. No Norte, os temporais ganham força sobre Roraima, Amazonas e oeste do Pará, com risco de chuva forte e descargas elétricas.