Por Kauê Carvalho, Consultor financeiro.
Nessa semana, a novela Vale Tudo teve sua pergunta icônica respondida “Quem matou Odete Roitman?”. E, com essa resposta, um lembrete cruel sobre o que acontece quando a gente confia demais e fiscaliza de menos.
No desfecho do remake, Odete Roitman, poderosa, milionária, temida e que acha que é incapaz de ser passada para trás, descobre que alguém até então muito confiável, Marco Aurélio Cantanhede, desviava dinheiro da sua empresa.
O golpe era silencioso, constante e disfarçado de lealdade. Quando ela descobriu e ele pensou que ela não o perdoaria, Marco Aurélio tentou eliminá-la.
Mas Odete sobreviveu, e, com a ajuda do fiel funcionário Freitas, fingiu estar morta enquanto protegia e continuava a desfrutar do seu patrimônio.
Agora, pensa comigo:
Quantas vezes o seu Marco Aurélio financeiro age às escondidas e você nem percebe?
“Ah, Kauê! Mas isso é coisa de novela”. Não, não estou falando de um vilão de novela. Estou falando do seu banco, do cartão de crédito, dos juros compostos que trabalham contra você enquanto você “acha” que está tudo bem.
Cada uma daquelas tarifas esquecidas, cada parcelamento automático, cada crédito pré-aprovado que você aceita sem ler e é um desvio silencioso do seu próprio patrimônio.
E, assim como Odete, muitos só percebem o rombo quando já tomou uma grande proporção!
A diferença é que, na vida real, você não precisa de um Freitas para salvar sua conta, você precisa de controle, estratégia e informação.
Ser “Odete Roitman” das suas finanças é assumir o comando da empresa mais importante da sua vida: você.
Comece revendo seus extratos, identifique onde o dinheiro “some” todo mês e questione os juros e tarifas.
Transforme seu “Freitas” em planilha, aplicativo ou consultor financeiro, aquilo que trabalha em silêncio para proteger seu dinheiro de quem tenta desviá-lo.
Porque no mundo das finanças pessoais, a pergunta não é “Quem matou Odete Roitman?”. Mas a verdadeira pergunta é:
“Quem está matando o seu patrimônio e o que você vai fazer pra sobreviver?”

