Pesquisar

Projeto Retaguarda, que dá Aulas de Jiu-Jitsu e já Beneficiou Mais de 3 Mil Famílias em Itupeva, é Suspenso: Entrevistamos a Coordenadora Géssica Rinaldi

 


Conversamos com Géssica Rinaldi, coordenadora do Projeto Retaguarda, que desde 2022 tem beneficiado mais de 3 mil famílias em Itupeva. Recentemente, a Prefeitura de Itupeva decidiu suspender temporariamente o programa, causando perplexidade e frustração entre alunos, pais e todos os envolvidos. Buscamos esclarecimentos junto à prefeitura, mas até o momento não obtivemos resposta.

Géssica é uma atleta e educadora social, com um histórico impressionante no Jiu-Jitsu. Ela já conquistou vários títulos internacionais, incluindo o de Vice-Campeã Mundial em Abu Dhabi e Vice-Campeã Europeia e Pan-Americana​



Por qual motivo acabaram com o Projeto?

O Projeto Retaguarda não é apenas da lutadora Géssica Rinaldi; ele pertence a todos nós. Foi criado com a participação de várias áreas como esporte, educação, desenvolvimento social e segurança pública. Desde 2022, conseguimos erguer esse sonho e agora ele envolve mais de 3 mil famílias na cidade. Um projeto tão robusto assim não se desfaz facilmente. Ele não está sendo encerrado, mas a prefeitura o suspendeu sem um motivo concreto e razoável. Fomos pegos de surpresa. Recebi centenas de mensagens de mães e pais, alunos e principalmente de pais de crianças especiais. Todos estão nos apoiando, mas se sentem muito frustrados por terem que interromper algo que amam e que faz parte de suas vidas toda semana. Esperamos que o projeto volte após o período eleitoral, mas não sabemos ao certo se isso acontecerá.



Como foi comunicado pela prefeitura o fim do projeto. Houve justificativa?

A Prefeitura não entrou em contato diretamente com ninguém do projeto em nenhum momento até agora. Fomos informados por terceiros e os professores envolvidos no projeto foram apenas notificados sobre mudanças em seus horários.

Qual mensagem você deixa para a população de Itupeva sobre o fim do projeto e se você tem esperança dele um dia voltar?

Como expliquei, o projeto não será encerrado. No entanto, essa batalha vai mudar o Retaguarda, pois ele saiu fortalecido! Mostrou que não é apenas um projeto, mas uma grande realidade. É um programa educacional de referência nacional que coloca Itupeva ao lado de países desenvolvidos. Vamos continuar lutando por ele.