Sempre Alerta! Com essa tradicional saudação escoteira, a Câmara Municipal de Jundiaí abriu suas portas, na última quarta-feira, 23 de abril, para a Reunião Pública em homenagem ao Dia do Escoteiro. O encontro reuniu jovens escoteiros, líderes voluntários e autoridades, em um momento de celebração e reconhecimento da importância do movimento escoteiro na formação de cidadãos conscientes, solidários e comprometidos com uma sociedade mais justa.
A iniciativa da reunião pública partiu do vereador Cristiano Lopes, que tem uma longa trajetória de apoio ao escotismo na cidade. Em seu discurso durante o evento, o parlamentar reforçou seu compromisso com a valorização do movimento. "Minha luta em prol dos escoteiros vem desde o meu primeiro mandato como vereador. No ano de 2018, realizamos um importante ato nesta Câmara Municipal, e agora daremos continuidade, com a intenção de que todos os anos possamos voltar a esse plenário, dar voz e reconhecer quem contribui com o movimento, destacando sua importância na construção de uma sociedade mais justa e humana".
O movimento escoteiro é uma iniciativa educacional voltada para o desenvolvimento de crianças e jovens, tendo como base o aprendizado pela ação, o trabalho em equipe e o compromisso com valores éticos. Conduzido por voluntários adultos, o escotismo é feito para e por jovens, respeitando o protagonismo juvenil e incentivando a autonomia e a cidadania ativa.
Durante a cerimônia, foram destacados projetos locais, ações de impacto social realizadas pelos grupos escoteiros da cidade e o papel transformador da metodologia escoteira na vida dos participantes.
Como resultado final dessa reunião, foi recebido um documento oficial com as solicitações de todos os grupos, e o vereador encaminhará o material ao Executivo. “Minha obrigação é unir as forças dos poderes para o bem maior. Estou aqui para isso”, concluiu.
ORIGEM
A escolha do dia 23 de abril como Dia do Escoteiro não é aleatória. A data homenageia São Jorge, ou Jorge da Capadócia, canonizado nesse mesmo dia e conhecido como o patrono dos escoteiros. A figura de São Jorge representa coragem, fé e dedicação ao próximo — valores centrais do escotismo desde sua origem.