Um desentendimento durante uma confraternização da igreja na comunidade de Lagoa Rica, em Guarapuava (PR), terminou de forma trágica no último domingo (4), com dois homens mortos e outro ferido. O caso está sendo investigado pela Polícia Civil.
De acordo com informações da Polícia Militar, o idoso Jacir Salvador, de 71 anos, entrou armado no salão de festas da Capela Santa Rita de Cássia por volta do meio-dia e atirou contra o cunhado, João Irineu Chimanski, de 69 anos, que não resistiu aos ferimentos e morreu no local.
Durante a confusão, um policial militar que estava à paisana participando do almoço interveio. Ele ordenou que Jacir soltasse a arma e colocasse as mãos na cabeça. Segundo a corporação, o idoso desobedeceu a ordem e apontou o revólver na direção do agente e de outras pessoas presentes, momento em que foi baleado pelo policial. Jacir chegou a ser socorrido com vida, mas teve uma parada cardiorrespiratória dentro da ambulância e morreu antes de chegar ao hospital.
Ainda segundo a PM, um terceiro homem, de 48 anos, também foi atingido por disparos durante o ataque. Ele foi socorrido por populares e levado ao hospital. A suspeita é de que o tiro que o atingiu também tenha partido de Jacir Salvador.
Equipes da PM recolheram cápsulas no local e, mais tarde, foram até as residências de Jacir e João. Na casa de João Irineu, encontraram munições calibre 32 e um coldre. Já na residência de Jacir, foram apreendidas 11 munições de espingarda.
As motivações que levaram Jacir a atirar contra o cunhado ainda não foram esclarecidas.
Velórios e sepultamentos
João Irineu Chimanski está sendo velado na Capela de Invernadinha, com sepultamento marcado para terça-feira (6), às 9h, no Cemitério Saltinho. Jacir Salvador está sendo velado na Capela Pax Cristo Rei e será enterrado nesta segunda-feira (5), às 16h, no Cemitério Jardim da Paz, em Guarapuava.