Pesquisar

Hospital confirma morte encefálica de uma das gêmeas siamesas

 O Hospital Estadual da Criança e do Adolescente (Hecad) confirmou a morte encefálica de Kiraz, uma das gêmeas siamesas separadas durante uma cirurgia de alta complexidade realizada no dia 10 de maio, em Goiânia (GO).

Kiraz e Aruna passaram por separação inédita

As irmãs Kiraz e Aruna, de 1 ano e 6 meses, nasceram no interior de São Paulo e foram acompanhadas desde os primeiros meses pelo cirurgião pediátrico Zacharias Calil, referência nacional em casos de gêmeos siameses. Elas eram classificadas como siamesas esquiópagas triplas, unidas pela bacia e com diversos órgãos compartilhados, como fígado, intestino, genitália, ânus, tórax e abdômen.

A cirurgia contou com mais de 60 profissionais, incluindo cirurgiões pediátricos, plásticos, ortopédicos, vasculares e digestivos, além de anestesistas e equipes de apoio.



Protocolo de morte encefálica foi iniciado

De acordo com nota do hospital, o protocolo de morte encefálica de Kiraz foi iniciado na manhã desta segunda-feira (19 de maio), com previsão de conclusão por volta das 13h. O óbito é confirmado após a realização de todos os exames clínicos e complementares, conforme exige a legislação.

Homenagem nas redes sociais

Em uma publicação no Instagram, a família confirmou a perda com a mensagem: "Descanse em paz, filha!". Horas antes, os pais haviam publicado uma foto das gêmeas com a legenda: "Papai, e principalmente mamãe, fez o que pode por vocês, minhas filhas. Agora é com nosso Deus!"