Jundiaí recebeu nesta semana comitivas de Barueri, Bauru, Osasco e Piracicaba, interessadas em conhecer de perto as políticas públicas voltadas à Infância implementadas na cidade. Cerca de 35 representantes, entre técnicos, coordenadores, gerentes, supervisores, conselheiros tutelares e membros de Conselhos dos Direitos das Crianças e dos Adolescentes participaram das visitas.
Os grupos visitaram espaços como a Fábrica das Infâncias Japy, o Mundo das Crianças e o Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas (Ciempi). As ações de Jundiaí estão alinhadas à Rede Urban95, que incentiva cidades a criarem ambientes urbanos pensados para o desenvolvimento integral das crianças.
Gerusa Moura, articuladora regional da Primeiríssima Infância, conduziu as visitas e destacou a importância do intercâmbio: “Jundiaí é referência no segmento. A forma intersetorial como a Prefeitura trata a temática contribui significativamente para que outros municípios possam se inspirar e aprimorar suas políticas públicas.”
Luciane Ubeda, coordenadora de Políticas Públicas e Gestão da Educação Infantil de Bauru, reforçou a motivação da visita: “Estamos desenvolvendo o Plano Municipal da Primeira Infância e Jundiaí é referência em políticas públicas que valorizam as crianças e garantem seus direitos. Projetos como ‘Origem: a biblioteca das coisas’, no Ciempi, mostram na prática essa intencionalidade.”
As comitivas também contaram com a participação da equipe da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), incluindo Larissa Fernandes, coordenadora de Primeira Infância do SUAS; Luciana Marques, supervisora do programa Criança Feliz; e Mirelly de Aguiar, visitadora do programa.
As visitas reforçam o reconhecimento de Jundiaí como modelo em políticas públicas de Infância, servindo de inspiração para outros municípios paulistas na construção de espaços e ações que promovem o desenvolvimento, cuidado e bem-estar das crianças.

