Pesquisar este blog

ALUNOS DO CMEJA VIVENCIAM ESPETÁCULO DE DANÇA NA SALA GLÓRIA ROCHA

 

Uma tarde marcada por emoção, sensibilidade e descobertas foi vivida pelos alunos do Centro Municipal de Educação de Jovens e Adultos (CMEJA) durante o espetáculo da Cia Jovem de Dança de Jundiaí, apresentado na Sala Glória Rocha. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Educação (SME) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT).

O espetáculo integrou o programa triplo de coreografias da companhia e proporcionou aos estudantes uma imersão na linguagem da dança contemporânea, além de um contato direto com o universo teatral. A atividade faz parte das ações educativas que ampliam o repertório cultural e artístico dos alunos da Educação de Jovens e Adultos.

De acordo com o supervisor da SME, Gustavo Speria, a ação representa uma oportunidade de formação integral. “Levar o grupo de jovens e adultos do CMEJA para assistir a um espetáculo de dança é uma oportunidade valiosa de aproximação com a arte. Muitos ainda não conhecem o teatro, como a Sala Glória Rocha, e essa vivência permite que tenham acesso a uma experiência cultural que talvez não acontecesse fora do ambiente escolar. A dança contemporânea possibilita a expansão da percepção da realidade e convida o público a sentir, refletir e construir novas experiências”, destacou.

A emoção também foi sentida na plateia. Helena Jesus Santos, de 43 anos, contou que se encantou com a apresentação. “Eu amo ir ao teatro. Toda vez que tem apresentação, quero ser convidada pela escola. Achei que ia ser uma coisa, mas foi maravilhoso. Foi a primeira vez que vi um espetáculo assim e fiquei muito emocionada. Eles dançam com tanta beleza… Amei de verdade”, relatou.

Marilsa Aparecida Barbosa, moradora do bairro da Roseira, destacou o quanto a experiência rompeu a rotina e trouxe novas reflexões. “É uma rotina diferente da sala de aula, e isso é muito importante. Às vezes a gente não consegue verbalizar, mas as sensações vêm. Eu me emocionei em várias partes, parecia que a bailarina procurava uma resposta, uma luz. É um aprendizado que a gente leva pra vida. A companhia está de parabéns, é um orgulho saber que é de Jundiaí”, afirmou.

Além de promover o acesso à cultura, a ação reforça a importância da arte no processo educativo e no desenvolvimento humano. Por meio dessas experiências, o CMEJA amplia seu papel como espaço de formação, encontro e valorização das trajetórias dos estudantes jovens, adultos e idosos da rede municipal.