Pesquisar

Alerta de Vírus Nipah: Patógeno com Taxa de Mortalidade Elevada Põe em Alerta Autoridades da Índia



Especialistas estão alertando sobre o surto de um vírus apontado como a "próxima ameaça de pandemia". Centenas de pessoas no estado sulista de Kerala, na Índia, estão sendo testadas para o Nipah após a morte de duas pessoas e infecção de pelo menos outras cinco. Escolas e escritórios foram fechados em algumas áreas onde os casos foram relatados.

O Nipah é um vírus zoonótico transmitido de animais como morcegos frugívoros e porcos para seres humanos, conforme informações da Organização Mundial da Saúde (OMS). O vírus inspirou o filme blockbuster "Contágio" e ataca o cérebro, causando inchaço com uma taxa de mortalidade de até 75%. Em comparação, a taxa de mortalidade da Covid-19 é de pouco mais de 1%, segundo estimativas da Universidade John Hopkins.

Para aqueles que sobrevivem à infecção por Nipah, cerca de 20% sofrem de condições neurológicas de longo prazo, incluindo mudanças de personalidade ou distúrbios de convulsão. Até o momento, não há medicamento ou vacina disponível para tratar a infecção.

As autoridades de saúde disseram na quarta-feira que testaram 706 pessoas, incluindo 153 profissionais de saúde, para conter a disseminação do vírus. Este é o quarto surto de Nipah em Kerala desde 2018. O ministro-chefe do estado, Pinarayi Vijayan, afirmou que seu governo está levando as mortes "muito a sério" e que as pessoas que estiveram em contato com os falecidos estão recebendo tratamento.

Cientistas anteriormente indicaram que o Nipah poderia "absolutamente ser a causa de uma nova pandemia". Classificado pela OMS como um "patógeno prioritário" com potencial pandêmico, o vírus pode atacar rapidamente os sistemas respiratório e nervoso central. Os Estados Unidos classificam o vírus como uma ameaça de bioterrorismo da Categoria C, uma vez que "poderia ser projetado para disseminação em massa no futuro".

Atualmente, o vírus afeta predominantemente Bangladesh, onde ocorrem surtos quase anuais. Entre 4 de janeiro e 13 de fevereiro deste ano, foram relatados um total de 11 casos de Nipah, incluindo oito mortes, em Bangladesh. Outras regiões em risco de infecção incluem Camboja, Gana, Indonésia, Madagascar, Filipinas e Tailândia.