Câmara de Itupeva deve aprovar reajuste a servidores, mas rejeitar criação de cargos comissionados propostos por Rogério Cavalin
A Câmara Municipal de Itupeva realiza nesta quarta-feira (16), às 19h, a 4ª Sessão Extraordinária de 2025. O principal item da pauta é o Projeto de Lei Complementar nº 658, de autoria do prefeito Rogério Cavalin, que propõe o reajuste salarial dos servidores públicos municipais. No entanto, Cavalin também incluiu no texto, a criação de 65 cargos comissionados, o que gerou controvérsia.
O que muda para o servidor público com esse projeto?
O projeto prevê o reajuste geral dos vencimentos dos servidores da Prefeitura. Porém, a proposta também trata da criação de cargos de livre nomeação — ou seja, sem necessidade de concurso público. Isso provocou debates entre vereadores e moradores.
Conforme apurado, a tendência é que o Legislativo desmembre a proposta. Ou seja, os vereadores devem aprovar o reajuste salarial para valorizar os servidores efetivos, mas rejeitar a criação dos novos cargos comissionados propostos por Cavalin. Uma emenda supressiva apresentada pela Mesa Diretora presidida pelo vereador Marcão Marchi, propõe justamente a retirada desses dispositivos do texto original.
Além disso, a sessão contará com a votação de uma emenda modificativa ao mesmo projeto e do Projeto de Lei Complementar da Câmara nº 18, que trata do reajuste dos salários dos servidores do Legislativo.
As matérias serão votadas em turno único.