Pesquisar

Drone flagra acúmulo de sucata em depósito irregular em Cabreúva e preocupa moradores

 Imagens aéreas registradas por drone revelaram um grande acúmulo de sucata a céu aberto em um terreno localizado no bairro do Jacaré, em Cabreúva (SP). O local funciona como depósito, mas, segundo a prefeitura, não possui alvará de funcionamento. A situação tem gerado preocupação entre os moradores, principalmente pela possibilidade de proliferação do mosquito da dengue.



Moradores relataram que o depósito recebe diversos materiais recicláveis, que ficam expostos ao tempo, acumulando água e servindo como criadouros para o Aedes aegypti. A cidade já contabiliza 1.037 casos de dengue desde março, número quase oito vezes maior do que o registrado no mês anterior.

De acordo com a prefeitura, o endereço já foi notificado e multado diversas vezes por apresentar focos do mosquito e não atender às orientações das autoridades de saúde. O local já recebeu inspeções de agentes do Setor de Zoonoses e da Vigilância Sanitária. Após a denúncia recente, uma nova notificação foi emitida.

A coordenadora da Vigilância Sanitária, Cintia Emico, informou que o caso já foi encaminhado à Justiça. “As fiscalizações estão ocorrendo a cada 15 dias para acompanhar se há alguma mudança no local”, destacou.

A administração municipal informou ainda que está desenvolvendo um projeto para proibir atividades como essa dentro de áreas urbanas, buscando conter riscos sanitários e ambientais.