O câncer de pele é o tipo mais frequente no Brasil, mas apresenta altas chances de cura, especialmente quando identificado precocemente. A afirmação foi feita pelo Dr. Paulo Hoff, diretor da Divisão de Oncologia do Instituto do Câncer de São Paulo (Icesp), durante participação no programa CNN Sinais Vitais.
Casos de câncer estão aumentando em todo o mundo
Segundo o especialista, o número de diagnósticos de câncer no mundo ultrapassa os 20 milhões por ano, com estimativas indicando que esse número pode chegar a 30 milhões nos próximos anos. O cenário reforça a urgência de medidas preventivas e exames regulares para detecção precoce.
Tipos mais comuns de câncer no Brasil
Além do câncer de pele, que é fortemente associado à exposição solar sem proteção, os tipos mais frequentes no país incluem:
-
Câncer de mama, entre as mulheres
-
Câncer de próstata, entre os homens
-
Câncer colorretal, com aumento preocupante em todo o mundo
Prevenção e exames que salvam vidas
O câncer colorretal pode ser prevenido e tratado com eficácia, mas os exames de rastreio ainda são pouco realizados no Brasil. A colonoscopia é considerada o melhor exame para detectar lesões pré-malignas, porém, a limitação de recursos e profissionais dificulta sua aplicação em larga escala.
Como alternativa, o teste de sangue oculto nas fezes, feito anualmente, é um exame simples e barato que pode reduzir em até 30% a mortalidade por câncer colorretal.
Medidas simples podem fazer a diferença
O Dr. Hoff destaca que ações básicas como:
-
Uso diário de protetor solar
-
Evitar exposição ao sol nos horários de pico
-
Realizar exames preventivos regularmente
...podem evitar complicações futuras e aumentar significativamente as chances de cura.