A CPTM anunciou que encerrará, a partir do segundo semestre de 2025, o Serviço 710 — operação que permite viagens contínuas entre as linhas 7-Rubi e 10-Turquesa, sem necessidade de troca de trens. A medida, ligada à concessão da Linha 7 à iniciativa privada, afetará diretamente passageiros que utilizam o trajeto entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, incluindo moradores da zona norte e do ABC Paulista.
Nova gestão, novos limites
Com a concessão da Linha 7-Rubi à concessionária TIC Trens, o atendimento da linha será restrito ao trecho entre Jundiaí e a estação Palmeiras-Barra Funda. Já a Linha 10-Turquesa, que segue sob controle da CPTM, operará apenas entre Rio Grande da Serra e a estação Luz.
A mudança encerra a integração direta entre as duas linhas — atualmente uma das mais utilizadas por quem precisa percorrer longas distâncias sem baldeações.
Alternativas em estudo
Como forma de compensação, os passageiros poderão utilizar o Expresso Aeroporto ou contar com a ampliação da Linha 11-Coral, que deve ser estendida até a estação Barra Funda até o fim de agosto. A medida busca oferecer uma rota alternativa entre a região central e a zona leste da Grande São Paulo.
Data ainda indefinida
A CPTM informou que o encerramento do Serviço 710 está previsto para começar em julho, embora a data oficial ainda não tenha sido confirmada. A medida marca uma mudança significativa no sistema ferroviário metropolitano e exigirá readequações por parte dos usuários.
Impacto para o dia a dia
Criado como solução para melhorar a integração na malha ferroviária, o Serviço 710 se tornou essencial para passageiros que dependem do transporte sobre trilhos para trajetos longos. Com seu fim, especialistas apontam que haverá impactos na mobilidade urbana e aumento no tempo de deslocamento para quem utilizava o serviço sem precisar trocar de trem.