Um trágico acidente aéreo matou quatro pessoas na noite de terça-feira (23) em Aquidauana (MS), região do Pantanal. A aeronave de pequeno porte caiu em uma área rural da Fazenda Barra Mansa, conhecida por ter sido cenário da novela Pantanal e por receber turistas do mundo todo.
Entre as vítimas estão o renomado arquiteto chinês Kongjian Yu, criador do conceito de “cidades-esponja”, que utiliza soluções naturais para conter e purificar grandes volumes de água em áreas urbanas. Yu era professor na Universidade de Pequim, diretor da empresa Turenscape e estava no Brasil para participar da Bienal de Arquitetura, além de conhecer o Pantanal em uma missão especial.
Também morreram os cineastas Luiz Fernando Feres da Cunha Ferraz e Rubens Crispim Jr., ambos documentaristas com ampla atuação no audiovisual. Ferraz era produtor e diretor da Olé Produções, enquanto Rubens, que também era artista plástico, fundou a Poseídos e trabalhou para canais como Discovery Channel e National Geographic.
O piloto e proprietário da aeronave, Marcelo Pereira de Barros, morador de Aquidauana, também não resistiu. Ele era conhecido na região por oferecer serviços de táxi aéreo, especialmente em voos pelo Pantanal e pela Serra da Bodoquena.
As causas da queda ainda estão sendo investigadas.