Várzea Paulista se prepara para a 18ª Festa das Orquídeas, que acontece de 19 a 21 de setembro, no Clube da Cica. Gratuito e aberto ao público, o evento deve atrair cerca de 30 mil visitantes, reunindo flores raras, gastronomia, atrações culturais e turismo local.
Uma das novidades deste ano é o passeio turístico guiado, parte da recém-lançada Rota Turística das Orquídeas – Caminhos de Várzea Paulista, que percorre pontos históricos e culturais, como a Casa da Memória, a Estação Ferroviária, o Orquidário e a empresa Romanato. O trajeto tem duração aproximada de 30 a 40 minutos, valorizando a história e a identidade do município.
A festa contará com mais de 350 espécies de orquídeas, incluindo a rara BLC amarela, além de 40 mil plantas disponíveis para venda, com preços entre R$ 10 e R$ 2 mil. Serão aproximadamente dez expositores, vindos de cidades como Leme, Valinhos e Presidente Prudente.
A programação cultural e musical promete agradar a todos. Os destaques incluem:
19/09: abertura com Coral Municipal e Banda Musicarte, lançamento da Rota Turística e show de Samuel Sorocabinha às 20h;
20/09: apresentações de artistas regionais durante o dia e show do grupo Exalta às 20h;
21/09: aula de dança das 8h às 10h, show do Katinguelê às 18h e encerramento com a escola de samba Rosas de Ouro às 20h.
A Festa das Orquídeas ainda conta com 16 tendas de gastronomia, oferecendo opções que vão de lanches a doces típicos. A entrada é gratuita, mas a Prefeitura incentiva a doação de 1 kg de alimento ou produtos de higiene, destinados ao Fundo Social de Solidariedade.
O evento também reforça o turismo como estratégia de desenvolvimento local, estimulando a economia criativa, valorizando a cultura e fortalecendo a identidade de Várzea Paulista na região.