Finanças no Bolso e na Tela

 Você já tentou organizar sua vida financeira no bloco de notas ou numa planilha cheia de cores, promessas e... Acabou desistindo na segunda-feira seguinte? Você não está sozinho, 47% dos jovens entre 18 e 24 anos simplesmente não fazem controle das finanças pessoais, principalmente por não saber como fazer (19%), por preguiça (18%) ou falta de hábito (18%).



Mas o grande problema de não controlar é justamente não saber para onde seu dinheiro vai. Quando a gente não tem isso em mente, o salário desaparece mais rápido que o cachorro corre atrás do osso, e se torna rotina sempre estar “no sufoco”.

Tem boa notícia? O bolso cabe, cada vez mais, na palma da mão. Há diversos aplicativos que centralizam suas finanças pessoais, dá para categorizar os gastos, enviar alertas sobre contas/fatura e podem ajudar a ter uma meta em mente, sem falar que facilita para quem gosta de visualizar tudo e muita acessibilidade.

Só que saber os valores das despesas não é tudo, ter clareza é o ponto alto. Quando você enxerga no celular que, se guardar R$ 200 por mês, vai ter um fundo de emergência, parcial que seja, em pouco tempo, isso vira motivação. Mas, atenção: o app é só uma ferramenta, que sem disciplina e método, os resultados não são gerados.

E sim, o endividamento tem recuado, mas ainda assim 76,1% das famílias brasileiras estão endividadas, e elas comprometem, em média, 30% da renda com dívidas. Isso mostra que clareza e controle não são opcionais, são essenciais.

Se você ainda não controla suas finanças e não quer depender da planilha, minha sugestão é simples: baixe um app, entenda como ele funciona e comece a anotar seus gastos e metas financeiras. A clareza vira hábito, que virará liberdade.

Se quiser transformar dados em decisões, contar com alguém que entenda e te ajude a criar um plano financeiro sob medida, conta comigo. Me segue (@kauecarvalhoconsultor) para mais dicas e vamos juntos retomar o controle do seu dinheiro.