Matheus Ceará revela batalha contra alcoolismo e problemas de saúde mental

 O humorista Matheus Ceará, conhecido por sua participação em A Praça é Nossa, falou abertamente sobre um período difícil de sua vida durante participação no podcast PodShape, ao lado da esposa, Bianca Campos, e dos apresentadores Juju Salimeni e Diogo Basaglia.



Matheus relatou que enfrentou depressão, ansiedade, crises de pânico e alcoolismo, detalhando episódios que mostraram como a bebida se tornou parte de sua rotina. “Eu bebia demais”, disse o comediante. Bianca acrescentou: “Depois da pandemia, essa questão se intensificou nele”. Sobre a decisão de parar de beber, Matheus foi direto: “Bico seco. Cortei mesmo. Eu desenvolvi alcoolismo. Virei alcoólatra. Estava tomando três litros de vinho por dia”.

Um episódio em particular marcou o casal. Enquanto assistia ao filme Elvis, Matheus tomou 24 long necks de cerveja em pouco mais de duas horas. “Aquele dia foi um dos dias que eu tinha mais raiva dele”, lembrou Bianca. “Eu acordava a cada latinha que ele abria, não consegui dormir.” Para Matheus, a situação foi um alerta. “Tem alguma coisa errada aqui. Estou passando do ponto. Falava em parar de beber, mas acabava começando às 9h da manhã e indo até 23h59”, contou.

Além do alcoolismo, ele enfrentava sérias condições de saúde mental e fazia uso de quatro medicamentos, incluindo lítio. Hoje, Matheus celebra uma recuperação baseada em hábitos saudáveis, especialmente a prática de exercícios físicos. “Ela é meu gatilho principal… mas a atividade física tem ajudado muito. Cortei o remédio da ansiedade e depressão, restando apenas a bipolaridade”, explicou.

A musculação tornou-se quase uma terapia. Questionado sobre o impacto na saúde mental, respondeu: “É uma terapia, mas muito. O bipolar tem hipomania e a minha mania hoje é treinar”. Para Diogo, o caso de Matheus mostra que a prática de exercícios vai além da estética: “Está aqui a prova de que é saúde mental também. Qualquer atividade física pode ser uma das melhores terapias que existem.”