Trump reage a drones russos abatidos na Polônia e aumenta tensão na Europa

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, comentou nesta quarta-feira (10) sobre a invasão do espaço aéreo polonês por drones russos, ação que levou as forças polonesas a abater os aparelhos e gerou aumento da tensão na Europa.

Em postagem na Truth Social, Trump questionou:

“O que há com a Rússia violando o espaço aéreo polonês com drones? Vamos lá!”

O comentário não trouxe detalhes adicionais, e não ficou claro o posicionamento mais aprofundado do republicano sobre o incidente.

Mais cedo, o primeiro-ministro polonês, Donald Tusk, classificou a ação como uma provocação em larga escala e afirmou que foi “o mais perto que estivemos de um conflito aberto desde a Segunda Guerra Mundial”. No entanto, Tusk também destacou que não há motivos para acreditar que a guerra seja iminente.

A Rússia negou que tivesse alvos na Polônia, afirmando que seus drones atacaram instalações militares no oeste da Ucrânia. O porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, rejeitou as acusações de provocação, mantendo a versão de que não houve violação intencional do espaço aéreo polonês.

O episódio acende alertas sobre a expansão do conflito na Europa, mesmo sem escalada direta para uma guerra aberta entre os países envolvidos.