Lula se reúne com o Papa Leão XIV no Vaticano e convida pontífice para a COP30

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se encontrou nesta segunda-feira (13/10) com o papa Leão XIV, no Vaticano. A primeira-dama, Janja, também participou do encontro, que teve como destaque o convite para que o pontífice participe da COP30, a Conferência do Clima que será realizada em Belém, no coração da Amazônia.

Segundo Lula, o papa não poderá estar presente devido ao Jubileu, mas garantiu que o Vaticano terá representação oficial em Belém durante o evento. “Convidei-o considerando a importância histórica de realizarmos uma conferência pela primeira vez na Amazônia”, afirmou o presidente.

O encontro contou ainda com a presença dos ministros Mauro Vieira, Wellington Dias e Paulo Teixeira, da senadora Ana Paula Lobato, da presidenta da Embrapa, Silvia Massruhá, e do embaixador do Brasil junto ao Vaticano, Everton Veira.

Lula também falou sobre a fé do povo brasileiro e eventos recentes, como o Círio de Nazaré e o Dia de Nossa Senhora de Aparecida, destacando o acolhimento que o Papa receberia caso visite o país no momento oportuno.

Além do convite, o presidente abordou sua participação na abertura do Fórum Mundial da Alimentação 2025 em Roma. Lula destacou que, em dois anos e meio, o Brasil saiu pela segunda vez do Mapa da Fome e que o país está levando o debate sobre segurança alimentar para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

O encontro reforça a atuação internacional do Brasil em temas ambientais e sociais, fortalecendo o diálogo com líderes globais sobre clima, alimentação e desenvolvimento sustentável.