O Centro de Convivência do Idoso (CCI), no Complexo Argos, foi palco da abertura da 27ª Semana do Idoso de Jundiaí, realizada nesta quarta-feira (1), em comemoração ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A programação é organizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, em parceria com a Rede de Atendimento ao Idoso e com apoio da Prefeitura de Jundiaí.
A manhã foi marcada por apresentações culturais, como o Coral e a Dança Cigana, que animaram o público e reforçaram o clima de convivência. A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Luciane Mosca, anunciou que o CCI será climatizado até o fim do ano, atendendo a pedido do prefeito Gustavo Martinelli.
“Esse é apenas o começo de outras melhorias que virão para os nossos idosos”, afirmou.
A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade (Funss), Ellen Camila Martinelli, destacou a oferta de cursos de cuidador de idoso, que em outubro terá nova edição em parceria com a Faculdade Anchieta.
“A Semana do Idoso é um momento de celebrar trajetórias e oferecer saúde, convivência e alegria para aqueles que tanto contribuíram com a nossa cidade.”
Para Albino Miazzo, da Assessoria da Pessoa Idosa, o desafio é ampliar o alcance das ações.
“Hoje Jundiaí tem cerca de 82 mil idosos. Este evento simboliza o início de uma semana de reflexão e valorização.”
Entre os participantes, a emoção foi destaque. Odete Bezerra dos Santos, 70, contou que atividades como dança e coral fazem parte da sua felicidade diária. Já Edgard Antônio de Campos, 76, disse que a dança o ajudou a vencer a timidez e a cuidar da saúde.
“Na nossa idade precisamos nos manter ativos. Hoje participo com alegria e me sinto muito bem.”
A cerimônia contou ainda com a presença de vereadores e deve se estender nos próximos dias com uma programação voltada a lazer, saúde, cultura e conscientização, alcançando idosos de diferentes perfis e realidades.

