Pesquisar este blog

TRUMP AMEAÇA PUTIN COM SUBMARINO NUCLEAR APÓS TESTE DE MÍSSIL RUSSO

 

A tensão entre Estados Unidos e Rússia voltou a subir nesta segunda-feira (27), após o presidente americano Donald Trump criticar o líder russo Vladimir Putin pelo teste de um novo míssil nuclear intercontinental. Em resposta, Trump afirmou que os EUA têm “o maior submarino nuclear do mundo” posicionado próximo à costa russa.

“Eles sabem que temos um submarino nuclear bem próximo à costa deles, portanto, não é necessário percorrer 8 mil milhas [12,8 mil km]”, declarou Trump, em referência ao alcance do novo míssil russo. O áudio com a fala foi divulgado pela Casa Branca.

O presidente americano também criticou Putin por priorizar o avanço militar em vez de buscar o fim do conflito na Ucrânia. “Vocês deveriam acabar com a guerra. A guerra que deveria ter durado uma semana já está em seu quarto ano. É nisso que deveriam estar focados, e não em testar mísseis”, afirmou.

O míssil em questão, conhecido como Burevestnik, foi apresentado por Putin em 2018 como uma resposta aos avanços americanos em sistemas de defesa antimísseis e à expansão da Otan. O Kremlin confirmou que o teste foi realizado recentemente, alegando tratar-se de uma medida de segurança nacional.

Em resposta às declarações de Trump, o porta-voz do governo russo, Dmitry Peskov, afirmou que Moscou age de acordo com seus próprios interesses. “A Rússia é guiada por seus interesses nacionais. É assim que foi, é assim que é, e é assim que será”, disse.

O episódio amplia o clima de tensão entre as potências nucleares e ocorre em meio ao impasse diplomático sobre o conflito na Ucrânia e o futuro das negociações entre os dois países.