Jorge Messias é indicado por Lula para o Supremo Tribunal Federal

 O presidente Lula escolheu Jorge Messias, atual advogado-geral da União, para ocupar a vaga deixada por Luís Roberto Barroso no Supremo Tribunal Federal, após a aposentadoria antecipada do ministro. A indicação ainda será analisada pelo Senado, que precisa aprovar o nome por maioria absoluta — 41 votos.

No episódio do podcast “O Assunto”, Natuza Nery conversa com o comentarista Thomas Traumann para relembrar a trajetória de Messias e os motivos que pesaram na decisão de Lula. Considerado um dos auxiliares mais próximos do presidente, Messias tem 45 anos, é evangélico e chefia a Advocacia-Geral da União desde janeiro de 2023. Ele entrou para a AGU em 2007, como procurador da Fazenda Nacional, e tem experiência sólida em temas de finanças públicas.



Thomas analisa as expectativas para a sabatina de Messias na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e sua possível aprovação em plenário. Ele também avalia como o histórico do indicado pode favorecer o governo atual e futuras gestões em assuntos ligados ao equilíbrio fiscal.

O episódio destaca ainda os próximos passos no Senado e a repercussão política da indicação, incluindo a reação de Davi Alcolumbre, presidente da CCJ, e movimentos recentes que criam tensão com o governo.

O Assunto é o podcast diário do g1, apresentado por Natuza Nery e disponível em todas as plataformas de áudio e no YouTube.