Atualizações recentes nas normas trabalhistas reforçaram a importância de garantir melhores condições de trabalho e mais previsibilidade aos profissionais terceirizados. As mudanças chamam atenção para a necessidade de ampliar o cuidado com a saúde e a segurança desses colaboradores, que atuam em funções essenciais em diversos setores.
Para o médico do trabalho e CEO da PrevMet, Dr. João Lotierzo Neto, o cenário reforça o papel das empresas na promoção de ambientes mais seguros e saudáveis.
“Os terceirizados precisam ter acesso às políticas de prevenção e acompanhamento médico que os demais colaboradores. Quando todos são tratados com o mesmo nível de atenção, o ambiente se torna mais produtivo e equilibrado”, afirma o especialista.
Dr. João destaca que a saúde ocupacional deve ser vista como parte da estratégia de gestão.
“Mais do que cumprir obrigações legais, é preciso criar uma cultura de corresponsabilidade. Cuidar do colaborador terceirizado é cuidar da própria empresa.”
O especialista reforça ainda que a prevenção é o ponto de partida.
“As ações mais eficazes são as que acontecem antes do problema. Promover saúde é sempre mais inteligente do que remediar”, finaliza.
