Um jovem de 20 anos está internado em estado grave após consumir um bolinho de mandioca supostamente envenenado, na última sexta-feira (11), em São Bernardo do Campo, na região do ABC Paulista. De acordo com familiares, o alimento foi preparado e enviado por uma tia do rapaz, com quem a família afirma não ter boa relação.
Após apresentar sintomas de intoxicação, a vítima foi levada a uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde deu entrada com sinais clínicos graves. A suspeita inicial é de que o alimento tenha sido contaminado com "chumbinho", substância tóxica comumente usada como veneno para ratos.
A Secretaria de Saúde do município informou que o jovem permanece internado em leito de UTI, em estado grave, mas com quadro estável. Ele está sob ventilação mecânica e monitoramento neurológico contínuo. Ainda segundo o órgão, o paciente precisou passar por hemodiálise e aguarda os resultados de exames laboratoriais que devem confirmar a substância responsável pela intoxicação.
Apesar de outros familiares também terem consumido os bolinhos, apenas o jovem apresentou complicações. Os pais relataram que essa foi a primeira vez que a tia enviou comida para a casa e disseram desconfiar da atitude, já que não mantêm uma boa convivência com ela.
Em depoimento à polícia, a mulher negou qualquer envolvimento com o suposto envenenamento e declarou que também comeu os bolinhos, junto com seus filhos e animais de estimação, sem qualquer reação adversa.
A Polícia Civil realizou diligências nas casas do jovem e da tia, coletando amostras da massa dos bolinhos e outros alimentos. Um exame toxicológico da vítima foi solicitado e o caso segue sendo investigado como possível tentativa de envenenamento.