Citroën Basalt e Renault Kardian ficam fora do Black; Logan deixa o Comfort em julho de 2026
A Uber anunciou novas regras que entram em vigor a partir de 5 de janeiro de 2026, alterando os modelos aceitos nas categorias Comfort e Black. Segundo a empresa, as mudanças têm o objetivo de “aprimorar a experiência dos parceiros e passageiros nas categorias premium” e alinhar a frota com as expectativas dos usuários.
Entre as principais novidades, os recém-lançados Citroën Basalt e Renault Kardian não poderão atuar no Uber Black, o que gerou polêmica entre motoristas. Outros modelos que saem da lista são Caoa Chery Tiggo 3X, Tiggo 3, Hyundai Kona, Jac J3, Jac iEV 40, Peugeot E-2008 e o próprio Kardian.
O ano mínimo de fabricação para alguns modelos também será atualizado: o Volkswagen Virtus passa a ser aceito apenas a partir de 2026; já Renault Duster, VW Nivus e Honda City terão como limite 2023. A lista completa varia conforme a cidade.
Além da exigência de ar-condicionado, quatro portas e cores específicas (preto, chumbo, prata, cinza, azul marinho, marrom ou branco), os motoristas do Uber Black precisam manter nota mínima de 4,85 e ter realizado ao menos 100 viagens em outras categorias.
No caso do Uber Comfort, o Renault Logan será excluído da categoria a partir de 6 de julho de 2026, independentemente do ano de fabricação. Outros veículos, como Chevrolet Cobalt, Prisma, Toyota Etios Sedan e Volkswagen Voyage, passam a exigir fabricação entre 2018 e 2019, enquanto Fiat Argo e VW Polo precisam ser de 2023 em diante.
Já o UberX continua com regras variáveis por município, mas a empresa reforça que carros fabricados até 2015 deixarão de ser aceitos em cidades com regulamentação de idade máxima dos veículos.
📱 Motoristas podem consultar os critérios atualizados diretamente no site da Uber.