Um centro de baixa pressão que atua sobre São Paulo deve dar origem a um ciclone no litoral do Sudeste entre esta terça-feira e quarta-feira, elevando o risco de chuvas intensas, ventos de até 70 km/h e acumulados que podem chegar a 200 mm no Espírito Santo, Rio de Janeiro e norte de Minas Gerais.
O sistema já provocou estragos em Santa Catarina na segunda-feira e volta a ganhar força nesta terça, especialmente entre o litoral paulista, o sul de Minas e a costa fluminense. As primeiras pancadas ocorrem logo pela manhã e tendem a se intensificar ao longo do dia.
Meteorologistas alertam para o risco de alagamentos e deslizamentos em áreas onde os volumes de chuva podem superar 100 mm. O interior de São Paulo, o Triângulo Mineiro e regiões do sul e nordeste de Minas devem ter precipitações fracas a moderadas, enquanto o oeste paulista segue com tempo mais firme e temperaturas elevadas.
No Sul do país, depois de dias de instabilidade, o tempo começa a abrir em boa parte do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A chuva fica mais concentrada no litoral, no leste paranaense e catarinense e em áreas do nordeste e interior gaúcho. Em algumas localidades ainda há previsão de rajadas de vento que podem chegar a 50 km/h.
As capitais também registram mudanças no tempo. São Paulo terá variação de nuvens, chuva passageira e temperaturas mais amenas. No Rio de Janeiro, o padrão será de sol, abafamento e pancadas rápidas ao longo do dia. Belo Horizonte começa com tempo nublado e pode ter chuva forte à noite, enquanto Vitória terá períodos de sol, aumento de nuvens e risco de chuva intensa em pontos do estado.

